THE MEETING

26/03/2011 21:18

 

The Meeting traz à tona o tema da espiritualidade 

Luciano Szafir e Babi Xavier vivenciam situação mística, em co-produção Brasil-EUA.  Direção é de Roberto Jabor

O cenário é o Rio de Janeiro. Mas a língua falada entre os personagens é o inglês. Os atores são brasileiros. Mas o tema abordado é universal: a espiritualidade. Com direção de Roberto Jabor, o curta-metragem The Meeting (O Encontro), uma co-produção Brasil e Estados Unidos.

A produção traz no elenco Luciano Szafir, Babi Xavier, Igor Rodrigues (que viveu o Didi jovem no especial de verão 2009 de Renato Aragão, Deu a louca no tempo) e Jaqueline Farias (de Três Irmãs, Duas Caras, Senhora do Destino, entre outras novelas e filmes).

 The Meeting inova o repertório de filmes brasileiros levando à telona o gênero do suspense, incomum na filmografia nacional. A estória especula outros planos espirituais. “Estamos num mundo em que as pessoas estão buscando algo em que acreditar”, observa o diretor. Ele, porém, ressalta que não existe alusão a religiões, na obra.

 

Se o filme é um thriller, sorte para o cinema nacional e para Luciano Szafir. O ex-empresário que se entregou de corpo e alma aos palcos e às câmeras diz que cultiva familiaridade com o drama e o suspense. “Vivi personagens muito fortes ao longo da minha carreira de ator”, diz ele, que está cotado para outros filmes nos Estados Unidos. Já Babi Xavier, depois de gravar em inglês, demonstra empolgação para alçar vôos mais altos: “Deu vontade de ir para Los Angeles”.

 

Co-produção Brasil-EUA

Trata-se da primeira co-produção Brasil-EUA de curta-metragem. Os recursos financeiros, inclusive, vieram das produtoras norte-americanas Armada Studios e Pelican Entertainment. A idéia é que o filme represente os países em grandes festivais internacionais de cinema como o Sundance.  “Considero-me um diretor do planeta Terra”, esclarece Roberto Jabor, que já assinou produções norte-americanas. Segundo ele, um dos grandes diferenciais do estabelecimento de uma parceria como essa é o ganho em qualidade técnica, especialmente de som.  A trilha sonora do filme é do produtor e músico Ricardo Veiga, dos Estados Unidos. Importante destacar que "The Meeting" foi convidado para os festivais:

Los Angeles Brazilian Film Festival 2011 e 10th Dead Center Film Festival - X Files Program - Oklahoma City - 2010.